Mark Zuckerberg já persuadiu você a compartilhar seu status, fotos e vídeos com o mundo. Mas você ainda está sendo mesquinho, defende o fundador do Facebook. Você também precisa compartilhar seus pensamentos com todos os amigos e seguidores.
Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias
Durante uma seção de perguntas e respostas em sua rede social na semana passada, Zuckerberg falou sobre a evolução da comunicação online, de texto para foto e de vídeo para vídeo ao vivo, com a realidade virtual caminhando para ser a próxima etapa. E, depois disso, ele afirmou sonhar com uma espécie de “tecno-telepatia” em que as pessoas irão “capturar” e “compartilhar” seus pensamentos e sensações diretamente de suas cabeças.
Esta não foi a primeira vez que Zuckerberg falou sobre leitura de mentes, uma preocupação aparente para o jovem CEO. Há cerca de um ano, ele disse que a telepatia será o “futuro da comunicação”.
“O que eu acho que nós vamos atingir, depois da realidade virtual, é um mundo onde mais do que ser capaz de capturar o que está acontecendo em um lugar, é poder capturar um pensamento. O que você está pensando ou sentindo, em uma forma perfeita e ideal em sua cabeça, e ser capaz de compartilhar isso com o mundo de uma forma que as pessoas poderão entender. Há algumas pesquisas com o cérebro que estão rolando e que sugerem que poderemos fazer isso em algum momento”, afirmou Zuckerberg semana passada, em um vídeo ao vivo no Facebook.
O criador da maior rede social do mundo reconheceu que ainda pode demorar décadas para este avanço surgir, mas reforçou que, daqui a 50 anos, compartilhar um pensamento ou sentimento, “pode vir a não ser uma coisa tão maluca como se parece”. Zuckerberg também destacou que, com o surgimento da tecnologia, “é obviamente muito importante que as pessoas tenham o poder para fazerem isso do jeito que quiserem”.
O CEO do Facebook, porém, afirmou ao fim do vídeo que a rede social “não está trabalhando nisso”. O que não quer dizer, claro, que Zuckerberg não esteja pensando a respeito – e, considerando suas declarações recentes, parece que o jovem magnata das redes sociais está gastando muitos neurônios nisso.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa