O Facebook mudou a lógica do seu feed de notícias mais uma vez. Na última terça-feira (31), a plataforma anunciou que a classificação de conteúdo terá critérios diferentes, buscando mostrar histórias autênticas. Na nova estrutura, uma das principais alterações envolve a identificação de notícias falsas, spam e conteúdos apelativos, que perdem a importância na ordem das postagens.
Notícias falsas ficam de fora
Para criar a atualização, o Facebook categorizou páginas que compartilham frequentemente posts com notícias falsas e manchetes de clickbait (isca de cliques), ou têm suas postagens ocultadas com frequência.
Em seguida, usou esses posts para treinar um algoritmo que detecta conteúdo semelhante compartilhado na rede, cortando a exibição. Entre os comportamentos que levam a perda de relevância encontram-se pedidos de curtidas e comentários e estímulos de interações com links que contém pegadinhas.
O Facebook também passará a dar mais visibilidade a postagens de páginas que não apresentarem esse tipo de padrão.
Viralização está mais importante
A rede social quer que postagens que estão viralizando rapidamente ganhem relevância instantânea. Isso será determinado tanto pelo engajamento em postagens de páginas e pessoas, quanto pela identificação de assuntos que estão sendo mencionados por muitos usuários - uma lógica similar aos “trending topics” do Twitter.
A plataforma utilizou o seguinte exemplo para ilustrar a mudança: caso seu time de futebol ganhe um jogo, postagens relacionadas ao tema aparecerão no topo do feed, pois as pessoas estarão falando sobre isso naquele momento.
Colaborou: Cecília Tümler
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Empresas de Felipe Neto e Gusttavo Lima tiveram desconto milionário de impostos
Texto do Brasil é aprovado no G20; Milei se opõe à Agenda 2030 e a limite à liberdade de expressão