A Alphabet, controladora do Google, e a Fiat Chrysler Automobiles anunciaram uma parceria para incorporar a tecnologia de carros autônomos em 100 minivans, expandindo significativamente a frota de teste da gigante da tecnologia e marcando sua primeira parceria com uma grande montadora.
Engenheiros da Alphabet e da Fiat Chrysler vão trabalhar juntos em Michigan para redesenhar o modelo 2017 da minivan Pacifica Hybrid para integrá-la aos computadores, sensores e softwares da companhia de tecnologia. Os carros serão usados somente para testes.
Leia mais sobre Inteligência Artificial e novas tecnologias
A Alphabet pretende ter as primeiras minivans sem motorista até o final do ano, mas se recusou a fornecer um cronograma para todos os veículos.
O acordo também é uma vitória pequena, mas fundamental, para a Fiat Chrysler, que demorou para começar a investir na tecnologia de carros autônomos. Outros grandes fabricantes de automóveis, como a Toyota e a General Motors, estão investindo em sua própria tecnologia e, geralmente, têm hesitado em trabalhar com a gigante de tecnologia.
Em um comunicado, o chefe da divisão de veículos da Alphabet, John Krafcik, disse que “a equipe de engenharia ágil e experiente da Fiat Chrysler vai ajudar a Alphabet a acelerar os nossos esforços para desenvolver um carro totalmente autônomo”.
Já Sergio Marchionne, executivo-chefe da Fiat Chrysler, salientou a parceria entre as companhias. “A experiência de ambas as empresas ganham será fundamental para fornecer soluções de tecnologia automotiva”, afirmou.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta