A plataforma multisserviços da Google tem criado um imbróglio com as empresas de viagens online que anunciam na ferramenta de busca da empresa. Isso porque o mais recente lançamento da gigante tecnológica, o Google Trips, que saiu em setembro, e também o Google Voos possibilitam a compra direta, privilegiando os anúncios feitos pela própria Google.
O desconforto foi expressado publicamente por anunciantes do setor de turismo no maior congresso de viagens online, The Phocuswright Conference, que aconteceu recentemente, em Los Angeles, Califórnia. De acordo com a Bloomberg, o presidente da Kayak, empresa do grupo Priceline, Steve Hafner, definiu a recente atuação do Google em uma única palavra: “irritante”.
Não é para menos. O setor detém US$ 15 bilhões em receitas anuais e empresas como a Priceline e Expedia investem pesado em publicidade no Google para aparecerem no topo dos resultados de buscas relacionadas a viagens. Com a nova oferta de serviço, a ferramenta mostra as próprias informações do Google sobre voos e hotéis, acima dos websites que usam a busca orgânica e até mesmo dos links de anunciantes pagos.
Segundo o Paul English, cofundador da Kayak, “o Google tem uma visão maior, não pensa simplesmente no quanto está ganhando com as receitas dos anúncios”, disse o executivo que agora está à frente do serviço de assistente de viagens Lola.
Para o executivo da agência de marketing digital 360i, Jason Hartley, esse é um investimento arriscado da maior ferramenta de busca online. “Mas provavelmente fizeram as contas e chegaram à conclusão de que a empresa tem mais a ganhar do que a perder”, diz.
O CEO da Expedia, Dara Khosrowshahi, rebate a ameaça. “O Google pode permitir que alguns usuários driblem o Expedia ao enviá-los diretamente aos sites dos hotéis e das empresas aéreas, mas a realidade é que o Expedia, enquanto empresa de tecnologia, está muito melhor configurada para trabalhar no universo do Google na captura de clientes”, diz.
De acordo com o Bloomberg, o Google está de olho nas mudanças de como os viajantes pesquisam e reservam suas viagens online. O avanço da tecnologia no setor de viagens online aponta para um maior uso de dispositivos móveis e plataformas acionadas pelo comando de voz, além de telas menores destes dispositivos, exigindo soluções mais simples do Google.
Para o executivo de viagens do Google, Oliver Heckmann, “todos estão meio que colaborando e competindo uns com os outros neste setor”, e nega preocupação em relação a uma ameaça maior do Google.
De acordo com a Bloomberg, o executivo acrescenta alguns atributos que o Google pode oferecer, como “deduzir que alguém que procura informações sobre o vírus Zika está planejando uma viagem e enviar-lhe uma oferta antes que a pessoa peça. O Expedia não pode fazer isso por conta própria”, diz Oliver.
Expansão de serviços de Viagens
Google Voos
Monitora e exibe notificações de aumento de preço de passagens aéreas procuradas pelo usuário. Também é possível habilitar para receber avisos quando a oferta estiver prestes a expirar.
Baseada no histórico de preços, a plataforma de agregação de ofertas também pode estimar o novo valor da passagem, e quanto é possível economizar ao comprar a ticket antes do prazo informado. Google Voos também possui disponível informações hospedagens nos lugares de destino.
Para quem já tem dados cadastrados na plataforma, é possível fazer o pagamento somente com o login prévio no Google. O mecanismo evita ter que digitar novamente o número de cartão de crédito e outras informações solicitadas na hora de fazer a compra.
Google Trips
Disponível para download gratuito no Google Play e App Store, o aplicativo auxilia no planejamento de viagens, e possibilita criar roteiro personalizado por destino previamente salvo no Google Maps. A ferramenta mapeia o trajeto da cidade a ser realizado com todos os pontos turísticos e passeios marcados de acordo com sua preferência.
Além de oferecer um guia com pontos turísticos das cidades que pretende visitar, e informar se você recebeu confirmação de passagens aéreas em seu celular; Google Trips permite que todo o planejamento da sua viagem possa ser salvo. Desta forma, você consegue usá-lo mesmo se estiver offline.