| Foto: KAREN BLEIER/AFP

O Google quer atingir em cheio o mercado de casas conectadas com um novo produto batizado de Chirp. De acordo com uma reportagem do site especializado Recode, a gigante de tecnologia está se movendo em direção ao caminho percorrido pela Amazon e seu assistente virtual doméstico ativado por voz, o Echo.

CARREGANDO :)

O device do Google provavelmente não vai ver a luz do dia até o fim do ano, embora talvez várias dicas já surjam a respeito nas entrelinhas da conferência da companhia com desenvolvedores que ocorrerão em São Francisco na semana que vem. O Google não quis fazer comentários à reportagem sobre os rumores.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

Publicidade

A companhia tem focado parte de suas ações em casas conectadas por anos, e em 2014 mostrou ambições maiores neste mercado ao comprar a desenvolvedora de aplicações inteligentes Nest por US$ 3,2 bilhões. O Google também lançou sua linha própria de roteadores inteligentes OnHub, fabricado em parceria com outras empresas.

O produto chegou a ser visto como um possível “cavalo de Troia” para os planos da companhia em casas conectadas, como o device perfeito para se tornar o centro de uma rede de acessórios ligados à internet. O roteador, no entanto, não tem um microfone – obviamente um elemento-chave para um sistema ativado por voz.

Segundo o Recode, o futuro Chirp deve ser parecer muito com o OnHub e irá usar o mesmo comando de voz “Ok, Google”, que hoje já está presente no sistema operacional para smartphones e tablets Android. Como o Recode lembra, sempre houve o temor de que um assistente virtual por voz do Google acabaria por colocar em risco a privacidade dos usuários. No entanto, produtos comandados por voz estão se tornando cada vez mais comuns e mais consumidores podem se sentir confortáveis com a ideia agora do que há poucos anos.

A Microsoft lançou sua assistente Cortana em seu último sistema operacional. A Siri, da Apple, expandiu sua esfera de atuação dos iPhones e iPads para a AppleTV, o que coloca o produto da Apple como um centro das casas conectadas capaz de trabalhar com aplicações inteligentes.

Batalha

Porém, se as informações trazidas pelo Recode estiverem corretas, a competidora mais próxima do Google seria mesmo a Amazon e sua linha de produtos comanda pela assistente de voz Alexa. Embora a Amazon esteja se mantendo em silêncio sobre o número de unidades do Echo vendidas, o alto-falante ativado por voz parece estar se saindo bem. A companhia anunciou recentemente que está adicionando dois novos modelos à linha Echo, e está continuamente trazendo novas funções para Alexa, por meio de parcerias com empresas como Domino’s e Uber.

Publicidade

Com seu amplo leque de serviços – pesquisa, mapas, agenda, etc –, o Google está em uma boa posição para lançar um poderoso “hub” doméstico que conversa com seus próprios produtos e com uma lista crescente de parceiros – a companhia anunciou na terça-feira (10), por exemplo, que o Google Docs vai se integrar com o popular aplicativo de notas Evernote. Se o Chirp funcionar em todo o seu potencial, finalmente vai trazer para a Amazon um concorrente à altura.