De olho na segurança nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, o Japão começará a testar nos próximos meses um sistema de pagamentos em que turistas estrangeiros usarão apenas impressão digital, sem necessidade de carregar dinheiro ou cartões, de acordo com informações do jornal local Yomiuri Shimbun.
O pagamento por biometria não é uma novidade, já que várias empresas lançaram soluções como esta nos últimos anos (Paypal e Samsung, por exemplo), mas a tecnologia ainda segue tímida na maioria dos países.
Pela iniciativa japonesa, os 40 milhões de turistas esperados no ano olímpico registrarão sua impressão digital na entrada no país e a vincularão a um cartão de crédito ou dado bancário. A partir daí, poderão usar o dedo como forma de pagamento em diversos estabelecimentos, como restaurantes e lojas. Cerca de 300 locais estão pré-inscritos para participar da ação, de acordo com o jornal japonês.
Com o pagamento biométrico, o governo japonês espera dois grandes acertos: estimular a visita de turistas mais receosos com assaltos em grandes eventos e conseguir acesso a dados fiéis de hábitos de consumo dos viajantes – o que, segundo o Yomiuri, poderá ajudar na criação de melhores políticas de turismo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião