As lojas de rua poderão ser coisa do passado em 2050, a medida em que a realidade virtual tomará conta das compras, dizem especialistas. A única vez em que ouviremos perguntas como “Precisa de ajuda?” ou “Procurando alguma coisa específica?”, será ao interagirmos com um aplicativo de compras artificialmente inteligente. As informações são do jornal britânico The Independent.
Especialistas do relatório The Future of Shopping explicam que as pessoas farão todas as suas compras de casa, experimentarão roupas em vestiários de realidade virtual e receberão conselhos de assistentes de inteligência artificial, que saberão exatamente como atender aos gostos dos clientes. Além disso, as entregas de compras online serão feitas por drones, que passarão a fazer parte do cotidiano.
Os estudiosos produzindo o relatório mencionam que essas mudanças serão parte da “quarta revolução industrial” – uma fusão de tecnologias físicas, digitais e biológicas – em compras.
Mudanças
Entre as principais potencialidades de uso da realidade virtual para compras, os autores do relatório mencionam as seguintes:
- Fones de ouvido com realidade virtual, que medem o seu humor na iluminação e atmosfera de uma loja simulada.
- Experiências de imersão virtual envolvendo produtos, como visitar uma fazenda de cacau para assistir grãos sendo colhidos e processados para fazer chocolate.
- Assistentes de inteligência artificia que conhecem seus interesses e sabores melhores do que você e podem antecipar compras. Por exemplo, pouco antes de uma viagem à praia, o assistente poderá mostrar opções de roupas de banho.
- Desfiles de moda transmitidos de maneira holográfica, realizados em locais incomuns.
Co-autor do The Future of Shopping, Russell Freeman, diretor de tecnologia da agência de marketing digital Holition, disse ao The Independent: “É irônico que a indústria da moda seja conhecida por sua inovação, mas a maneira como fazemos compras atualmente seja tão antiquada. Desde a necessidade de usar um provador até o tamanho limitado do espaço de uma loja, toda a experiência oferecida acaba sendo genérica”.
A organização prevê que o futuro das compras será humanizado. “As experiências serão personalizadas para as pessoas, dependendo do seu gosto e humor”.
“A realidade aumentada, a realidade virtual, a entrega de drones e a inteligência artificial vão mudar completamente a maneira como fazemos compras. É um momento emocionante - na cúspide de uma revolução”, concluiu o diretor.
O projeto de compras em realidade virtual será apresentado na feira Big Bang UK Jovens Cientistas e Engenheiros, tendo lugar no National Exhibition Centre, Birmingham, em março do próximo ano.
Paul Jackson, presidente-executivo da Engineering UK, organizadores da feira Big Bang, explicou que “os jovens que estudam matemática e ciência hoje serão responsáveis por encaminhar essa ‘revolução’ no futuro”.
Colaborou: Cecília Tümler