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Máquina com “algoritmo sommelier” quer fazer vinho perfeito para você

Sajith Wimalaratne, à esq., observa um usuário montar seu vinho com o equipamento | Divulgação/Cambridge Consultants
Sajith Wimalaratne, à esq., observa um usuário montar seu vinho com o equipamento (Foto: Divulgação/Cambridge Consultants)

Profissionais da Universidade de Cambridge, uma das mais famosas do Reino Unido, querem te ajudar em uma das tarefas gastronômicas mais árduas: nunca errar na escolha do vinho. Eles criaram um sistema chamado Vinfusion, que usa algoritmos para misturar bebidas até chegar às características que você deseja. Que tal um vinho encorpado? Ou um suave e elegante?

O sistema funciona conectando um tablet a um dispensador alimentado com quatro castas de vinhos-base (shiraz, pinot noir, merlot e moscatel - um quarteto responsável por boa parte dos vinhos no mercado). Eles vão em pequenos recipientes. O usuário tem um aplicativo para descrever como quer a sua bebida: dulçor, maciez e acidez são alguns dos perfis a se escolher. 

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A partir daí, o trabalho é do algoritmo, criado na divisão de produtos da universidade, a Cambridge Consultants. O computador mistura as bebidas e o que vai na taça é o resultado da escolha do usuário.

Para montar esse “algoritmo sommelier”, os profissionais pesquisaram vários parâmetros que influenciam na escolha de um rótulo. “Um dos desafios era entender a complexa relação entre o sabor e a proporção dos blends (mistura de mais de uma uva) de vinhos. Então pesquisamos como os consumidores escolhem a bebida e como são feitas as avaliações para descobrir como eles percebem e descrevem os sabores”, disse Sajith Wimalaratne, um dos responsáveis pelo sistema, ao Cambridge News.

Não vai ser esta máquina que vai tirar o trabalho dos sommeliers, aparentemente. Tampouco parece ser, nesta forma, o futuro do consumo da bebida. A experiência do vinho é bem mais complexa do que simplesmente misturar quatro tipos de uvas, claro -- há que se considerar safras, forma de vinificação e outros fatores. Mas pode ser um approach diferente para os fãs da bebida.

O equipamento ainda não está no mercado, mas especula-se que ele chegará custando cerca de US$ 500 (R$ 1.680).

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