A Mercedes-Benz deu mais um passo para tornar os veículos sem motorista uma realidade nas ruas. Nesta segunda-feira (18), a montadora apresentou sua versão de ônibus sem motorista, com direito a uma viagem completamente autônoma de 20 quilômetros no trânsito da Holanda.
Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias
O Mercedes-Benz Future Bus, como é chamado o programa, usa a tecnologia CityPilot de condução autônoma da marca. Segue na esteira de outro projeto da Mercedes, este para carros de passeio, batizado de Highway Pilot e prevista para chegar às ruas em 2025.
O ônibus usa diversas câmeras, navegação via GPS, uma série de sensores e capacidade de comunicação via wifi com a infraestrutura da via.
Foi assim que o veículo percorreu um trecho de BRT (via especial para transporte coletivo) entre o aeroporto Schiphol e o Harleem, na região de Amsterdã. O ônibus alcançou a velocidade máxima permitida de 70 km/h, obedecendo perfeitamente os sinais de trânsito e fazendo as paradas regulares, abrindo e fechando as portas.
Também foi capaz de se antecipar a obstáculos. Em determinado momento, uma pessoa intencionalmente entrou na frente do veículo, que percebeu a presença do pedestre e parou.
Curta a página Direto para o Futuro no Facebook
A viagem experimental foi transmitida no site da Mercedes e pelo Youtube. Profissionais que fizeram parte do projeto, técnicos e jornalistas foram os passageiros. Para um profissional na imprensa japonesa, por exemplo, a viagem foi “confortável”. Por motivos de segurança, um condutor permaneceu a postos para assumir o controle no caso de urgência -- o que não foi necessário, segundo a Mercedes.