Promobot foi criado para se deslocar por ambientes e interagir com humanos| Foto: Reprodução/Channel 5 TV

Imagine estar dirigindo seu carro tranquilamente e, de repente, dar de cara com um robô atravessando a rua, imerso em seu mundinho robótico particular.

CARREGANDO :)

Pode parecer cena de filme de ficção científica – como o “clássico” da Sessão da Tarde “Um Robô em Curto Circuito” –, mas o episódio aconteceu mesmo, nesta semana, na cidade russa de Perm. Quinta-feira (16), um robô escapou de um centro de pesquisa da empresa Promobot e começou a deslizar no meio da rua, causando um congestionamento e atraindo muitos olhares confusos.

No entanto, não se tratou de uma fuga ou uma rebelião das máquinas. O robô, que leva o mesmo nome da empresa, é programado para “caminhar” dentro de um ambiente sempre que tiver a oportunidade, a fim de servir como um assistente ou guia para humanos – uma habilidade muito útil, por exemplo, em feiras, eventos e grandes lojas.

Publicidade

Segundo a imprensa russa, pesquisadores da empresa estavam fazendo testes com os robôs, mas um dos funcionários esqueceu de trancar a porta do laboratório, que levava à rua. Os pesquisadores só teriam notado a ausência de um dos robôs cerca de 45 minutos após a “fuga”.

De qualquer maneira, o destemido androide não foi muito longe. Ele percorreu apenas cerca de 50 metros quando sua bateria acabou. Mesmo assim, foi o suficiente para causar um congestionamento na rua em frente à empresa, já que os carros tiveram de parar para dar passagem à maquina – ou apenas para tentar entender o que estava acontecendo. Um pesquisador da Promobot logo encontrou o robô e o “resgatou”.

Como sempre, há quem esteja com a pulga atrás da orelha quanto ao acontecido. Alguns sites russos especulam que, apesar da companhia assegurar que foi um incidente não planejado, trata-se de um golpe de marketing para chamar a atenção.

Um vídeo postado no YouTube mostra o momento em que o robô “empaca” no meio da rua e complica o trânsito – um policial chega a ir até o local para organizar o movimento:

Publicidade