Na nova loja física de conveniências da Amazon, em Seattle, nos Estados Unidos, você não precisará carregar dinheiro, pegar filas e nem mesmo passar pelo caixa. A empresa norte-americana inaugurou neste mês – em uma versão ainda de teste – a Amazon Go, uma espécie de minimercado que pode apontar para o futuro das compras.
Na loja de cerca de 167 metros quadrados, que vende principalmente produtos alimentícios, o comprador simplesmente entra, pega o que quer e sai. Sensores ligados aos produtos, câmeras e um aplicativo instalado em seu smartphone são responsáveis por fazer o modelo funcionar.
Tudo isso só é possível graças à alta tecnologia aplicada. A loja usa conceitos avançados de visão computacional e algoritmos de aprendizagem profunda (computadores capazes de aprender pela repetição de padrões).
O comprador precisa, no entanto, criar uma conta na Amazon e baixar o aplicativo da loja. Ele usa este app para entrar na loja, fazendo um check-in em uma catraca eletrônica. A partir daí,é só fazer as suas compras. Cada produto está ligado à abrangência de um sensor. Assim, se você puxa um iogurte da prateleira, o sensor se comunica com o app do seu celular envia a fatura para ele (o valor é cobrado na conta da Amazon).
Os sensores conseguem, por exemplo, captar quando você devolve o produto para a prateleira para caso você desista da compra.
Por enquanto, a Amazon Go está aberta apenas para funcionários. Ela deverá abrir para o público geral no começo de 2017.