Um programa concebido pelo Google derrotou novamente nesta quinta-feira (10) o campeão mundial do jogo Go, no segundo dia da disputa de cinco partidas entre o homem e a máquina.
No dia seguinte de sua primeira vitória contra o mestre sul-coreano da disciplina, Lee Se-Dol, o supercomputador AlphaGo demonstrou, em quatro horas e meia, que seu triunfo anterior não foi devido à sorte.
DeepMind, a filial do Google que desenvolveu este programa, comparou o jogo Go, inventado há 3 mil anos na China, com “o Everest da Inteligência Artificial”. Em outubro passado, o supercomputador havia derrotado por 5 a 0 o campeão europeu, Fan Hui.
Os criadores do AlphaGo afirmam que sua criação, que utiliza algoritmos que permitem aprender com a experiência, está ainda melhor do que em outubro.
Empresa lança “bazuca anti-drones” que captura aeronaves; veja vídeo
Arma lança uma rede que captura drones e aciona um paraquedas para não destruir os aparelhos
Leia a matéria completa“Estou impressionado com o resultado”, admitiu Lee Se-Dol após a primeira partida. “O AlphaGo fez alguns movimentos que nenhum ser humano jamais faria. E isso realmente me surpreendeu”, continuou, antes de acrescentar que o computador fechou “perfeitamente” o jogo.
Em caso de vitória final do AlphaGo, os receios de alguns cientistas e empresários sobre os riscos de Inteligência Artificial serão reforçados. Por outro lado, vai aumentar o entusiasmo daqueles que esperam grandes progressos, ainda mais levando em conta que o poder da computação dobra a cada cerca de dois anos.
Duelo
A supremacia do computador já foi demonstrada no xadrez, quando em 1997 o supercomputador Deep Blue da IBM derrotou o então campeão de xadrez, Garry Kasparov.
Mas os especialistas acreditavam que a máquina teria mais dificuldades no Go, mais complexo e com uma quantidade de opções e combinações muito maior do que o xadrez.
Neste jogo, os dois adversários alternadamente colocam seus peões (pedras) pretos e brancos em intersecções de um tabuleiro quadriculado (“goban”). O objetivo é ocupar o maior espaço, bloqueando lentamente os peões do oponente e os capturando.
Nova profissão: curador de conteúdo para grupos no WhatsApp
Aplicativo virou nicho de negócio para startups e sites que oferecem arquivos e informações personalizadas para usuários
Leia a matéria completaO tamanho do tabuleiro (19x19 linhas) oferece inúmeras configurações possíveis – diz-se que mais do que os átomos no universo. O que significa que a intuição e criatividade são essenciais para ganhar ao mais alto nível.
“Estamos muito animados com este momento histórico e muito, muito felizes com a maneira como o AlphaGo jogou”, disse após o jogo inaugural Demis Hassabis, CEO da DeepMind, a empresa que desenvolveu o computador.
O AlphaGo utiliza a “aprendizagem profunda” (Deep Learning), método de aprendizagem automático concebido com base em camadas de “neurônios” artificiais que imitam o cérebro humano.
Estas vitórias da AlphaGo aumentam o suspense deste duelo que acontece até 15 de março. Se vencer, Lee Sedol levará um prêmio de um milhão de dólares.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião