O serviço de transporte Uber divulgou nesta quinta-feira (19) uma imagem do carro autônomo da empresa que vai começar a ser testado em breve nas ruas de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
O veículo usado será o modelo híbrido Fusion, da Ford, que vai coletar informações sobre o tráfego ao seu redor ao mesmo tempo em que terá suas habilidades autônomas postas à prova. Um profissional da companhia vai acompanhar as viagens no banco do passageiro, para monitorar o desempenho do carro.
Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias
Segundo o Uber, o modelo usa vários sensores para se deslocar sem a necessidade de um motorista, como radares, scanners lasers e câmeras de alta resolução que mapeiam os detalhes do ambiente.
Em um comunicado divulgado em seu blog oficial, o Uber destaca que “carros autônomos têm o potencial de salvar milhões de vidas e melhorar a qualidade de vida para as pessoas ao redor do mundo”. A companhia destaca que, neste momento, está focada em incrementar sua tecnologia e garantir que ela será segura para todos nas ruas, incluindo pedestres, ciclistas e outros motoristas.
Segundo o Uber, as autoridades de Pittsburgh foram avisadas sobre os testes, que começarão “nas próximas semanas”. A companhia mantém na cidade seu Centro de Tecnologias Avançadas ( ATC, da sigla em inglês), responsável por fazer pesquisas e buscar inovações que poderão ser adotadas pela empresa em seu serviço de transporte individual remunerado.
Aposta
Muitos grupos de fabricantes de automóveis e de tecnologia trabalham no desenvolvimento de veículos autônomos, que funcionam sem motorista, para facilitar a mobilidade de pessoas deficientes ou idosas e reduzir acidentes e engarrafamentos.
Um dos projetos que mais avança é o Google Car, da gigante da internet Alphabet, que anunciou no início deste mês uma parceria com a fabricante italiana Fiat, para uma grande expansão da sua frota de veículos autônomos.
As empresas Google, Uber, Lyft – outro serviço americano de transporte privado –, assim como as fabricantes Ford e Volvo, revelaram no fim de abril a criação da Coalizão de Condução Autônoma para Ruas mais Seguras, organização que pretende promover os veículos autônomos nos Estados Unidos.