• Carregando...
Guarapuava Garden Shopping, que deve ficar pronto em 2016 | Divulgação
Guarapuava Garden Shopping, que deve ficar pronto em 2016| Foto: Divulgação

O momento econômico desfavorável e o excesso de empreendimentos em determinadas cidades, principalmente nas capitais, têm levado muito grupos a investir no interior. Com 175 mil habitantes, Guarapuava, na região central do estado, vai ganhar o seu primeiro shopping em 2016.

Batizado de Guarapuava Garden Shopping, o empreendimento foi orçado em R$ 120 milhões pelo grupo mineiro Tenco Shoppings Centers. O projeto inicial prevê 168 operações e seis salas de cinema. Durante a fase de obras e após a inauguração, 2,8 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados, segundo projeção do investidor.

O gerente de marketing da Tenco, Renato Castro, explica que o foco da empresa são cidades com potencial para receber o primeiro shopping. "A empresa tem mais de 60 cidades em estudo no Brasil e 15 empreendimentos confirmados, como em Guarapuava", diz.

Potencial

Outra cidade do estado que vai receber seu primeiro shopping é Paranaguá, no Litoral. O grupo Polloshop pretende inaugurar, ainda em 2014, o primeiro grande empreendimento da região. O shopping vai ocupar o antigo espaço de um supermercado no centro da cidade e terá 180 lojas. A cidade é apontada por um levantamento recente do Ibope Inteligência como a quinta cidade brasileira com maior potencial de atração de shopping centers no país.

Saturada?

"Ainda há espaço para empreendimentos em Curitiba", diz analista

Pelas medições do Ibope Inteligência, Curitiba apresenta um Índice de Produtividade – que mede o equilíbrio da oferta e demanda por shoppings – de 93. Um indicador acima de 110 pontos sinaliza um mercado carente e com boas condições para receber novos empreendimentos. Por outro lado, quanto mais se distancia do índice, mais saturada é a cidade para atrair novos shoppings.

Segundo o analista de pesquisa do Ibope Inteligência, Fabio Caldas, a taxa da capital mostra que o mercado de shoppings na cidade ainda tem potencial para crescer. "Em Curitiba temos onze shoppings em operação. Se eu olhar para esse mercado pode parecer saturado, mas sempre há espaço para empreendimentos de nicho", diz ele.

Novidades

No momento, Curitiba tem quatro novos shoppings em vista: o Botânico Plaza Shopping, a ser construído no mesmo terreno do Condor no bairro Cristo Rei; Park Shopping Boulevard, que vai funcionar na Linha Verde, no Xaxim; Jockey Plaza, no Tarumã; e o Shopping Atuba, na região da Linha Verde Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]