Outras cidades
Veja outros municípios paranaenses que estão sendo visitados pelos carros do Google:
Campo Mourão
Carambeí
Jandaia do Sul
Londrina
Mandaguari
Marialva
Maringá
Pato Branco
Ponta Grossa
Rolândia
Sarandi
Telêmaco Borba
União da Vitória
Os internautas já podem fazer um tour virtual por Curitiba usando o Google Street View. O serviço de imagens panorâmicas foi colocado no ar por volta das 17 horas. De acordo com a assessoria de imprensa do Google, o sistema do Street View para a cidade já foi liberado e o acesso para o usuário é feito gradualmente.
A empresa informou que nem todas as ruas estarão mapeadas no lançamento, mas o serviço continuará a ser atualizado ao longo das próximas semanas.
» Faça um tour virtual por Curitiba a partir da Praça Tiradentes
» Faça um tour virtual por Cascavel a partir da prefeitura
Em teste realizado nesta tarde, a reportagem conseguiu visualizar algumas ruas do Centro e dos bairros mais tradicionais da cidade, mas muitas não estavam liberadas. O Google diz que o procedimento é normal e que o mapeamento completo entrará no ar nos próximos dias.
O Google Street View é um serviço de fotografia panorâmica que já mostra várias cidades do Brasil e do mundo. Na primeira etapa, além da capital, o sistema também está disponível em Toledo e Cascavel. Até por volta das 17h37, o serviço ainda não estava operando em Toledo.
Como funciona
Para usar o Street View, basta acessar o site maps.google.com e arrastar o bonequinho amarelo (conhecido como "Pegman") localizado no canto superior esquerdo da tela até a rua em que deseja visualizar em modo panorâmico. O usuário pode então arrastar o mouse e girar em 360º graus na horizontal e 290º na vertical, ou seguir as setas na direção desejada para "caminhar pelas ruas".
O Google coleta as imagens por meio de 15 câmeras especiais localizadas no capô de um carro que leva a sua marca. Um sistema a laser capta os dados em três dimensões para determinar a distância e a profundidade dos objetos nas imagens. Em Curitiba, camionetes Captiva com o logo da empresa são vistas circulando pela cidade desde maio. Normalmente, o tempo entre o mapeamento e o lançamento do serviço é de seis meses.
Privacidade
Especialmente no exterior, o Street View é alvo de críticas relacionadas à invasão de privacidade. Para evitar problemas, todas as imagens de rostos e placas de carros capturadas pelo mapeamento são automaticamente manchadas pelo software do Google. "E também temos um recurso em que o próprio usuário pode reportar para nós a localização de uma imagem que o incomode por algum motivo. A opção está disponível no site do serviço. Depois, o time do Street View avalia a queixa e toma uma decisão", afirma Diego Nogueira, engenheiro de software do Google para a América Latina.
Lançado no Brasil em 2010 em 51 cidades, entre elas São Paulo, Rio e Belo Horizonte, o serviço está agora em sua segunda fase de mapeamento. O objetivo da empresa é mapear todo o país, começando pelas grandes cidades e capitais. Ao todo, 80 carros do Google estão circulando pelo Brasil atualmente. A empresa usa um triciclo para chegar a locais de difícil acesso, como parques, trilhas e universidades. Interatividade
Encontrou imagens curiosas ou engraçadas no Google Street View em Curitiba? Envie para o email pautagpol@gazetadopovo.com.br
Tour virtual por Curitiba a partir da Praça Tiradentes
Tour virtual por Cascavel a partir da prefeitura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast