De acordo com uma pesquisa da consultoria especializada em tecnologia Yankee Group, dos Estados Unidos, o ambiente virtual Second Life está perdendo espaço rapidamente para as redes sociais tradicionais, como MySpace, Facebook e até o Orkut. Passada a fase de empolgação e experimentação do Second Life, em outubro do ano passado, o número de minutos gastos com o acesso ao metaverso não decolou. Enquanto o usuário gasta, em média, 12 minutos por mês no Second Life, o tempo usado para acessar sites de relacionamento ultrapassa a marca de 180 minutos por mês.
O analista-sênior do Yankee Group, Christopher Collins, diz que os motivos para a desaceleração da adoção do Second Life deve-se à falta de opções de acesso ao ambiente em 3D, que é feito exclusivamente por meio de PCs. Para Collins, a saída é criar opções de acesso via celular ou via web para os mundos virtuais. Do contrário, a previsão é de estagnação.
Até mesmo empresas que haviam apostado no Second Life e aberto filiais virtuais começaram a abandonar o mundo virtual nas últimas semanas.
De qualquer maneira, o Google anunciou que vai lançar em breve uma versão própria de universo virtual. O My World, ao que tudo indica, será muito parecido com o Second Life, mas vai trazer funcionalidades extras para games e música, e, além disso, poderá ser baseado no Google Earth e no Google Maps.
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