Desde o início da manhã desta quinta-feira, centenas de internautas recebem e-mails falsos do Tribunal Superior Eleitoral, informando que o título eleitoral teve um cancelamento provisório.
Segundo a mensagem falsa, o motivo do cancelamento teria sido uma irregularidade encontrada no Cadastro de Pessoa Física (CPF), e também no título eleitoral. No final da mensagem, os grupos de fraudadores pedem que o usuário clique em um falso endereço de internet.
Há pelo menos cinco meses internautas vem recebendo mansagens falsas que usam indevidamente o nome de institutos e empresas, como Lojas Americanas, Submarino, Denatran e Receita Federal.
As tentativas de fraudes na internet triplicaram no último ano, segundo um balanço realizado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que analisa esse tipo de dados desde 1997. O CERT.br constatou que o número de fraudes onlines e infecções com worms (vermes) atingiu 197 mil notificações, contra 68 mil registradas no ano de 2005.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast