Um acionista minoritário acusa o bilionário Elon Musk, dono da montadora de carros elétricos Tesla, de ter cometido crime de inside trading com a venda de papéis da companhia para a compra do Twitter, em 2022.
Segundo Michael Perry, reclamante no processo aberto na quinta-feira (30) no Tribunal da Chancelaria de Delaware, o magnata tinha informações privilegiadas da previsão de queda dos números de produção e entrega da empresa quando vendeu mais de US$ 7,5 bilhões (R$ 39,3 bilhões) em ações da montadora.
As informações não eram públicas e permitiu a transação de ações, em novembro, por um valor mais alto que o que seria mais tarde precificado pelos investidores, alega Perry. Em 3 de janeiro de 2023, após a divulgação dos números, as ações da Tesla despencaram 12%.
Musk vendeu as ações em busca de recursos para reforçar a sua oferta pela aquisição do Twitter, rebatizado de X. Com isso, segundo a denúncia, obteve vantagem sobre os outros investidores e violou "seus deveres fiduciários” para com a empresa e seus acionistas.
O investidor pede a devolução à Tesla do lucro supostamente indevido que obteve com a negociação das ações e também acusa diretores da montadora de cumplicidade. A juíza Kathaleen St. J. McCormick, encarregada do caso, é a mesma que obrigou Musk a honrar sua oferta de aquisição do Twitter. O advogado de Musk, Alex Spiro, foi procurado pela agência Bloomberg, mas não comentou o caso.
A denúncia ocorre o mesmo tempo em que Musk enfrenta um conflito com a SEC, órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nos Estados Unidos, que investiga seu procedimento na aquisição do Twitter. O bilionário de 52 anos vai responder a uma terceira rodada de interrogatórios para esclarecer se a divulgação de sua participação inicial na plataforma foi adequada.
Não é o primeiro embate com a SEC. Uma postagem no Twitter sobre a abertura de capital da Tesla já rendeu ao magnata uma multa e o monitoramento de suas comunicações sobre a empresa na rede social por um advogado, chamado internamente de "assistente de Twitter".
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast