As preocupações com as perspectivas para a economia brasileira levaram investidores estrangeiros a retirar pouco mais de 1 bilhão de reais da Bovespa em maio, num movimento que pode continuar a ser observado nos próximos meses. "O cenário não está favorável para o retorno do investidor estrangeiro", disse o estrategista-chefe do Banco WestLB, Luciano Rostagno, citando que o Brasil "está experimentando uma deterioração dos fundamentos econômicos".
Mesmo a recente depreciação do real ante o dólar, que em tese torna a bolsa brasileira mais atrativa para estrangeiros, não deve ser suficiente para trazer esse grupo de investidores para o mercado local. "O cenário externo sugere a depreciação da moeda local... Enquanto esse movimento de reprecificação das moedas mundiais não terminar, isso não deve ser um atrativo para a bolsa", afirmou Rostagno.
Segundo dados da BM&FBovespa, o saldo de recursos externos encerrou maio negativo em 1,16 bilhão de reais, na primeira saída líquida mensal de recursos desde outubro de 2012. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, contudo, o saldo ainda está positivo em 8,5 bilhões de reais.
Uma primeira leitura dos dados poderia sugerir que de janeiro a abril os estrangeiros estavam otimistas com o mercado acionário brasileiro, ampliando suas apostas na bolsa paulista.
Mas as posições vendidas no mercado futuro de Ibovespa neste ano revelavam o contrário, segundo o analista Hamilton Alves, do BB Investimentos. Na segunda-feira, os investidores não-residentes tinham cerca de 143 mil posições vendidas em aberto, que equivalem a um volume financeiro de cerca de 7,7 bilhões de reais. "Os números mostram que os estrangeiros continuam muito retraídos em relação à bolsa brasileira", disse Alves.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast