Estimulados pela valorização de 8,68% acumulada na semana passada, os investidores aproveitaram para vender as ações e embolsar os lucros nesta segunda-feira (11).
Principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa fechou com baixa de 0,82%, aos 50.976 pontos. O volume negociado foi de R$ 4,185 bilhões.
O mercado operou durante os negócios em meio à expectativa pelo resultado financeiro da Petrobras, que deve ser divulgado após o fechamento dos mercados nesta segunda.
Analistas do mercado preveem que a estatal divulgue um lucro mais fraco, tanto na comparação anual quanto em relação ao trimestre anterior.
Além disso, notícias de que alguns bancos dos Estados Unidos terão que levantar capital para pagar empréstimos ao governo e de que outros podem estar mais fracos do que se esperava ditaram realização de lucros nos mercados de ações nesta segunda-feira, empurrando a Bovespa para baixo.
Ações de bancos, influenciadas pelo mau desempenho global do setor, e de companhias ligadas ao mercado doméstico, como imobiliárias e varejstas, estiveram entre as líderes de perdas, com destaque para Itaú Unibanco e Gafisa.
Leia também:BC compra dólar, mas moeda mantém trajetória de queda
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast