O dólar saiu do menor nível em 30 meses contra o iene nesta terça-feira, enquanto as ações asiáticas equilibraram perdas depois do anúncio da venda de US$ 7,5 bilhões em units conversíveis em ações ordinárias do segundo maior grupo financeiro dos Estados Unidos, o Citigroup, para o maior fundo soberano do mundo, o saudita Abu Dhabi Investment Authority.
A operação significa que o fundo saudita é agora o maior acionista do Citigroup, com participação de quase 5% no banco.
Ontem, notícias negativas sobre o grupo americano, duramente atingido pela crise do mercado subprime, ajudaram a puxar os mercados para baixo. Funcionários do Citigroup teriam dito ao canal de notícias americano CNBC que o grupo planeja fazer cortes maciços de mão-de-obra , que podem resultar em 45 mil demissões.
O anúncio de hoje da venda das units conversíveis aliviou um pouco o mau humor que ronda os mercados financeiros. Animou o setor de bancos, em especial, fortemente pressionado por perdas relacionadas aos mercados de crédito. Investidores, que mais cedo estavam atrás de títulos de governo, voltaram para as ações.
- A notícia deu um senso de alívio aos investidores.Isso pode significar que estamos próximos do início do fim da saga do subprime (créditos de alto risco) - disse Tsuyoshi Nomaguchi, estrategista do Daiwa Securities.
O setor de bancos japonês se recuperou fortemente após o anúncio. O Mitsubishi UFJ teve alta de quase 4% e o Mizhuo Financial se valorizou em cerca de 3%. As ações do Citigroup listadas em Tóquio reduziramsuas perdas pela metade, fechando a sessão em queda de 4,17%.
Outros bancos da Ásia também ganharam força, com o principal da Coréia do Sul, Kookmin Bank caindo apenas 0,6% e o australiano Macquarie Bank subindo 0,8%.
A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,58%, para 15.222 pontos, depois de cair 2,2% na véspera. Mas o índice MSCI que reúne os principais mercados da região Ásia-Pacífico menos o Japão caiu 0,96%, a 518,94 pontos, depois de recuar até 2,7% na véspera. A bolsa da Seul fechou em alta de 0,24%, a 1.859 pontos. Hong Kong caiu 1,51%, Xangai recuou 1,97% e Taiwan se desvalorizou em 1,79%. Cingapura queda de 1,34% e Sidney recuou 0,6%.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast