Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em queda

Investimento em infraestrutura é reduzido no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil investiu em média de 2,2% a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura. De acordo com a consultoria Inter.B, na década de 1970 o país chegou a alcançar até 6% do PIB direcionado a infraestrutura anualmente. Segundo o economista Claudio Frischtak, alguns países asiáticos chegam a investir até 10% em infraestrutura.

A tendência hoje no Brasil é inversa. No ano passado, o governo federal desembolsou menos para o PAC 2 em comparação com 2013. Segundo o balanço apresentado pelo ministério do Planejamento em dezembro, o investimento estimado em 2014 foi de R$ 292,7 bilhões. Em 2013, o valor foi de R$ 301 bilhões.

Na ocasião, a então ministra do Planejamento, Miriam Belchior, justificou a desaceleração pelo encerramento de um conjunto de grandes obras, como o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) da ferrovia Norte-Sul e a refinaria de Abreu e Lima (PE). “É uma variação pequena (-2,8%) em função desses grandes investimentos que se encerraram e até começar novos”, disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros