A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) - que corresponde aos investimentos feitos no País - subiu 1,2% no primeiro trimestre de 2011, em relação ao quarto trimestre do ano passado, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a FBCF avançou 8,8% nos primeiros três meses deste ano.
De acordo com o instituto, a taxa de investimento - medida pela relação entre a FBCF e o Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2011 - foi de 18,4%. No primeiro trimestre do ano passado, a taxa de investimento estava em 18,2%.
O consumo das famílias, segundo o IBGE, registrou alta de 0,6% no primeiro trimestre de 2011, ante o quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, o consumo das famílias aumentou 5,9%. Nos 12 meses encerrados em março deste ano, o consumo das famílias acumula alta de 6,4%.
Já o consumo do governo apresentou alta de 0,8% no primeiro trimestre de 2011, ante o quarto trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, o consumo do governo subiu 2,1%. Nos 12 meses até março, o consumo do governo acumula alta de 3,2%.
O IBGE informou mais cedo que o PIB brasileiro registrou aumento de 1,3% no primeiro trimestre deste ano ante o trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, o PIB apresentou alta de 4,2% nos três primeiros meses deste ano. Segundo o IBGE, o PIB do trimestre passado, em valores correntes, somou R$ 939,6 bilhões.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast