Em 2015 os investimentos mundiais em energias renováveis superaram os US$ 320 bilhões, uma cifra recorde, apesar da queda do preços das energias fósseis como o petróleo, o gás e o carvão, segundo estudo publicado nesta quinta-feira.
Os investimentos foram de um total de US$ 329,3 bilhões, um aumento de 4% em relação a 2014, e superaram o recorde anterior de 2011 (317,9 bilhões), indica o estudo da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
Segundo Michael Liebreich, diretor da BNEF, esta cifra é uma mostra da melhora da competitividade da energia eólica. Esta progressão não se viu freada pelo barateamento das energias fósseis, em particular o petróleo.
A China continua sendo líder mundial de investimento em energias renováveis, com 110,5 bilhões de dólares (+17% em um ano). Depois estão os Estados Unidos, com um aumento de 8% em relação a 2014, ou 56 bilhões de dólares.
Na Europa, por outro lado, o investimento foi o mais tímido desde 2006, com 58,5 bilhões de dólares em 2015, 18% a menos que no ano anterior.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast