Campeões
As empresas que mais investiram em publicidade em 2009 (valores totais, em milhões de R$):
- Casas Bahia 1.186,2
- Unilever Brasil 793,1
- AmBev 373,2
- Caixa 350,3
- Bradesco 288,2
- Hypermarcas 287,2
- Fiat 256,1
- Hyundai Caoa 228,3
- Petrobras 225,3
- TIM 220,4
- Ford 210,7
- Danone 206,6
- Coca-Cola 197,8
- Volkswagen 185,4
- General Motors 182,3
O investimento em veiculação de anúncios cresceu 4% no ano passado, alcançando R$ 30,5 bilhões. O resultado foi puxado pelo aquecimento da economia no último trimestre. "Passamos o período de janeiro a setembro com crescimento zero", diz José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, responsável pela elaboração do ranking Agências e Anunciantes. Como acontece desde o início da década, a Casas Bahia lidera o ranking dos maiores anunciantes do país, com verba de R$ 1,1 bilhão em compra de mídia recuo de 2% em relação a 2008. Em segundo lugar vem a Unilever, com R$ 793 milhões (alta de 1%). O crescimento do mercado aconteceu apesar do movimento de fusões e aquisições, que reduzem o ambiente competitivo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast