Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
criptomoedas

Investir em bitcoin só não é pior do que guardar moeda da Venezuela

Bitcoins | Chris Ratcliffe/Bloomberg
Bitcoins (Foto: Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Supunha-se que o bitcoin fosse proteger as pessoas dos governos que estavam destruindo suas moedas, como o da Venezuela, onde a inflação anual está em um patamar perto de 49.000%. Ultimamente, porém, o bitcoin não vem cumprindo essa missão. Não, a menos que você ache uma desvalorização de 76,5% desde dezembro passado, conta como "protegendo" você das perdas de 99,6% que você teria sofrido com seu bolívar venezuelano durante esse tempo. 

 O fato é que o bitcoin existe há 10 anos, mas ainda não encontramos um uso para ele. Em sua forma mais grandiosa, supostamente substituiria o dólar americano pelo modo como as pessoas fazem negócios em todo o mundo. Mas, na sua forma mais realista, pelo menos deveria substituir, digamos, o dólar zimbabuano como o modo como as pessoas fazem negócios em lugares onde a inflação está fora de controle. 

 Por que o bitcoin tropeçou? Porque há um paradoxo que está em seu coração. 

 A maneira mais fácil de pensar sobre isso é que o bitcoin quer fazer com que você não tenha que confiar nos bancos para movimentar seu dinheiro, ou que os governos evitem que sua moeda perca seu valor. O bitcoin faz a primeira parte configurando um sistema onde, em vez de pagar um intermediário que você conhece para processar uma transação, a rede paga a um grupo de intermediários que você não conhece para fazer isso. Isto é a "mineração" do bitcoin. As pessoas correm para ser o primeiro a atualizar o livro-razão público de todas as transações de bitcoin, cortando a necessidade de um banco para verificar, para tentar ganhar o novo bitcoin que é dado a quem queira que chegue a essa marca. 

 O que nos leva à segunda parte, visando reter o valor da criptomoeda: O número total de bitcoins que será criado tem sido estritamente limitado antecipadamente para impedir qualquer possibilidade de seu valor ser inflado. 

 Mas há um problema. A razão pela qual os mineradores de bitcoin estão dispostos a fazer o trabalho muito real de processar transações é que eles acham que o bitcoin com o qual estão sendo pagos continuará aumentando de valor. E o que os faria fazer isso? Bem, a oferta finita certamente ajuda, mas em algum momento tem que haver mais demanda para eles também. O que significa que as pessoas realmente precisam começar a usá-las. 

 Mas por que as pessoas usariam seu bitcoin quando, como acabamos de dizer, eles acham que seus preços só vão subir? Eles não iriam. Eles apenas seguravam seu bitcoin como investimento e usavam seus dólares para compras diárias - o que, é claro, é mais ou menos o que aconteceu. De fato, o número total de transações de bitcoin não aumentou nos últimos dois anos. 

 Assim, as pessoas mineram bitcoin porque acham que o uso popular fará o preço subir muito mais, mas o fato de estar subindo tanto quanto é, significa que não será adotado por ninguém além dos crentes mais fervorosos. Isto, por sua vez, cria um ciclo natural de expansão-recessão que foi amplificado pelo que poucos acadêmicos dizem que se parece com manipulação repetida de preços. 

 O resultado é que, desde o final do ano passado, o euro tem superado o desempenho do bitcoin, apesar do fato de que o banco central da Europa tem imprimido dinheiro o tempo todo; mal superado pela lira turca, cujo banco central do país foi forçado a manter as taxas de juros inapropriadamente baixas pelo regime; e superou modestamente o bolívar venezuelano, apesar do fato de o banco central da Venezuela ter sido irresponsável pela hiperinflação que não se vê desde a Iugoslávia nos anos 90 ou no Zimbábue no início dos anos 2000. 

 Agora, perder um pouco menos de valor do que a moeda inútil de um governo falido dirigido por um cartel de drogas analfabeto economicamente - a classe dominante da Venezuela também entrou no comércio de cocaína - pode não parecer uma grande conquista. 

Isto é porque não é. É algo que literalmente todos, mesmo países como a Turquia, que estão passando por crises cambiais próprias, conseguiram fazer. E, pelo menos o bitcoin, também poderia. Então, eu acho que há alguns parabéns a dar: Bitcoin é uma loja de valor melhor do que a pior loja de valor que existe. 

Não se preocupe, no entanto. Isso não dissuadirá os maiores fãs do bitcoin de ter certeza de que ainda está no caminho de desalojar o dólar. Bitcoin é a moeda do futuro e sempre será.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.