A Apple liberou nesta segunda-feira (17) o iOS 12, atualização gratuita para do sistema usado no iPhone, iPad e iPod touch. Entre as muitas novidades da versão, destaca-se a promessa de melhorar o desempenho do sistema em dispositivo antigos, como o iPhone 5s, lançado em 2013.
De acordo com a Apple, as melhorias em desempenho do iOS 12 deve acelerar situações corriqueiras no uso dos dispositivos. A empresa diz que o aplicativo da câmera abre até 70% mais rápido, o teclado aparece até 50% mais rápido e aplicativos abrem até duas vezes mais rápido em situações de estresse. O iOS 11 foi criticado por alguns usuários que acusaram a atualização de deixar seus aparelhos mais lentos.
Outra novidade muito aguardada é a nova maneira com que o iOS organiza as notificações. Agora, a exemplo do que o Android faz há alguns anos, a tela de bloqueio agrupará notificações diversas de um mesmo aplicativo, facilitando o gerenciamento delas.
LEIA TAMBÉM: O iPhone deixou de ser um smartphone caro para ser coisa de gente rica
O iOS 12 também traz novos relatórios de uso do smartphone e dos apps. Por ali, também é possível definir limites de uso para cada app e, para pais que têm filhos e usam o Compartilhamento Familiar do iCloud, estabelecer horários de uso. Ainda nessa área, o Não Perturbe, que desativa alertas sonoros e visuais de notificações, passa a ser contextual, com a opção de ser desativado automaticamente após o encerramento de um evento previsto no calendário ou quando o usuário se deslocar fisicamente.
As aplicações de realidade aumentada (RA) têm sido objeto de muita atenção da Apple. No iOS 12, experiências em RA poderão ser compartilhadas, ou seja, diferentes iPhones e iPads podem funcionar em torno da mesma cena, vista através das suas telas. Os animojis, exclusivos da família iPhone X, ganharam novos personagens; esses aparelhos também têm a disposição os Memojis, uma espécie de caricatura digital do usuário que pode ser sobreposta em vídeos e fotos compartilhados com outras pessoas.
Fora isso, o iOS 12 traz aprimoramentos em privacidade ao navegador Safari, atalhos da Siri para que apps de terceiros funcionem com a assistente pessoal da Apple e reformulações em apps nativos, como o Bolsa e Gravador de Voz.
O iOS 12 é gratuito e está disponível para o iPhone 5s em diante; todos os iPad Air, Pro e os modelos de 5.ª e 6.ª geração; e o iPod touch d e 6.ª geração. Para atualizar, entre em Ajustes, depois em Geral e, por fim, Atualização de Software. A atualização está sendo distribuída gradualmente, então pode ser que ela ainda não esteja aparecendo em todos os dispositivos.