Levou menos de uma hora para que as 60 unidades do iPad 2 se esgotassem nas duas lojas autorizadas para venda em Curitiba a A2you e a Fast Shop do ParkShopping Barigüi. Os 40 tablets recebidos pela A2you acabaram em 55 minutos (a loja abriu às 10 horas), enquanto os 20 produtos em estoque na Fast Shop, que abriu às 11 horas, terminaram em 20 minutos.
O estudante de Ciências da Computação Diego Trevisan, 21 anos, foi um dos primeiros a adquirir o novo tablet. Desenvolvedor de aplicativos para iPad e iPhone, Diego comprou o modelo mais simples, de 16 GB com wi-fi, na cor branca. O preço original é de R$ 1.649, mas, como fez o pagamento à vista, levou o produto por R$ 1.480, um desconto de cerca de 10%. "Cheguei à loja às 9h20, e já havia umas 20 pessoas na minha frente", conta. Apesar de chegar 40 minutos antes da abertura da loja, o estudante não se considera um applemaníaco. "Gosto da Apple, tenho um iPhone, mas não sou um fanático pela marca", afirma.
De acordo com as lojas A2you e Fast Shop, a procura pela nova versão do iPad foi maior neste ano do que em 2010, no lançamento da primeira versão do tablet. Os estabelecimentos, porém, contavam com menos produtos disponíveis. A A2you informou que a partir da próxima semana deverá receber novas unidades, assim como a rede Fast Shop e a Saraiva Mega Store. Já a Livrarias Curitiba, também autorizada a vender o iPad, só terá o tablet a partir de julho.
Internet
O estoque de aparelhos da Apple já está esgotado em praticamente todos os sites de comércio eletrônico do país. No meio da tarde de ontem, os portais de Saraiva, Submarino, Extra, Fast Shop, Fnac e Americanas.com já não tinham mais aparelhos à venda. O serviço de televendas da Saraiva afirmou que os aparelhos disponíveis acabaram por volta das 2 horas da madrugada de ontem.
O aparelho já sumiu também das prateleiras da maioria das lojas físicas de São Paulo, Rio e das 25 revendas exclusivas da Apple pelo Brasil, segundo os varejistas. A Fnac afirmou às 16h30 que poucos aparelhos estavam disponíveis nas lojas, e que a previsão é que os estoques só durassem até as 19 horas.
Parte do problema, segundo varejistas, estava relacionada ao lote pequeno de aparelhos oferecidos pela Apple para a estreia, um terço do que foi oferecido para o primeiro modelo. No varejo físico, a média de aparelhos recebida por loja foi de 300.
Lançamento
O lançamento, na madrugada de ontem, foi marcado por performance de DJs, aplausos e espumante em um espaço dedicado à empresa no Shopping Iguatemi, zona oeste de São Paulo. O estudante universitário Pedro Wilson, 20 anos, foi o primeiro a comprar o aparelho, um iPad de 32 GB Wi-Fi, depois de ficar mais de nove horas na fila. A última venda foi feita por volta das 2h30.
Interatividade
Você pretende comprar um iPad 2 o quanto antes, ou prefere esperar que o preço do tablet caia um pouco?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.