Confirmando os rumores, a Apple lançou hoje o iPad mini. Com tela de 7,9 polegadas na diagonal, o novo tablet pesa apenas 308 gramas e tem de 0,7 cm de espessura. O peso é 53% mais leve que um iPad de 9,7 polegadas.
A resolução da tela é de 1024 x 768, ou seja, não vem com tela Retina e é equivalente ao da segunda geração de iPads. As proporções são as mesmas do iPad maior, o que garante a compatibilidade de todos os aplicativos na App Store.
O processador é um A5 e a câmera traseira tem 5 megapixels. De acordo com a empresa, a bateria dura até 10 horas.
Os preços começam em US$ 329 nos Estados Unidos. Será vendido a partir de 2 de novembro em um grupo de 34 países. O Brasil não está na lista.
A estratégia da Apple com o iPad mini é competir com o Nexus 7, do Google, e o Kindle HD, da Amazon -- ambos de 7 polegadas. A ideia de um tablet com menos de 8 polegadas sempre foi rejeitada por Steve Jobs, mas a Apple está apostando no modelo após o Nexus 7 e o Kindle serem bem aceitos no mercado, especialmente pelo preço (US$ 200, contra US$ 500 até então para os aparelhos da Apple) e pela comodidade (mais leve e fácil de transportar)
Quarta geração
Pouco mais de sete meses após o lançamento da terceira geração do iPad convencional, também foi anunciada hoje uma nova versão do tablet mais vendido do mundo. Com as mesmas 9,7 polegadas, o iPad de quarta geração ganhou um chip A6X, duas vezes mais potente que o A5X, presente no aparelho lançado no início deste ano.
O aparelho vem com o novo formato de conector da Apple, já presente no iPhone 5, o Lightning. Também terá uma câmera mais potente na frente, capacidade para operar em rede LTE (4G) e conexão wi-fi duas vezes mais rápida (802.11n nas frequências entre 2.4 + 5GHz).
Números
Como de costume, a Apple apresentou uma porção de números no início de sua apresentação. Veja alguns deles:
- Dois meses após o lançamento, 200 milhões de aparelhos já estão usando o iOS6, o novo sistema operacional da Apple para tablets e celulares.
- Os usuários da Apple trocam 28 mil mensagens por segundo pelo iMessage. Isso equivale a 300 bilhões de mensagens no ano.
- São mais de 700 mil aplicativos na App Store, sendo 250 mil exclusivos para o iPad
- Os aplicativos na App Store já foram baixados 35 bilhões de vezes, gerando uma receita de US$ 6,5 bilhões para os desenvolvedores.
Veja o vídeo do comercial do iPad mini para a televisão:
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