A pesquisa mensal do Índice de Preços ao Consumidor do município de Curitiba (IPC) - que monitora os preços de produtos para famílias que recebem de 1 a 40 salários mínimos - apontou alta na inflação de 0,17% no mês de julho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No acumulado do ano, a alta é de 2,71%.
O resultado de julho contrasta com a queda de -0,22% ocorrida em junho. Para o Ipardes, "essa aceleração é resultado da contribuição dos aumentos nos grupos Transporte e Habitação." Dentre os grupos de despesas, a maior influência foi de Vestuário, com oscilação de -2,94%; isso porque diversos itens entraram em promoção devido às mudanças de coleção que ocorrem durante a temporada do inverno.
O grupo Transporte acelerou 0,56% em contraste com o índice de -072% do mês anterior , impulsionado pelos acréscimos de 3,76% em gasolina comum, 0,95% em automóvel de passeio nacional zero km, de 8,19% passagem aérea e de 2,76% em álcool combustível. Por outro lado, ressalta-se a queda de 4,75% no preço da tarifa de ônibus urbano, motivada pelas manifestações que ocuparam as ruas no mês de junho.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast