A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) abriu o mês de setembro com uma alta de 0,35%, o maior patamar registrado desde a primeira semana de maio deste ano, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.
No fechamento de agosto, o índice de inflação havia apurado uma alta de 0,16%.
Os preços do grupo Alimentação registraram ganho de 1,01% no período, depois de terem fechado a última semana de agosto com alta de 0,7%.
Saúde e Transportes também registraram aceleração em seus preços. No primeiro caso, a alta apurada na primeira semana do mês foi de 0,17%. No caso de Transportes, o avançou foi de 0,12%.
O único grupo de despesas do IPC-S que registrou deflação no período foi o de Vestuário, onde os preços recuaram 0,09%. Ainda assim, na comparação com o registrado no fechamento de agosto, percebe-se um avanço nos preços, já que na última semana do mês passado os preços deste grupo tinham caído 1,11%.
A primeira leitura do IPC-S de setembro foi feita com base na variação dos preços entre os dias 8 de agosto e 7 de setembro, comparando-os aos apurados entre 8 de julho e 7 de agosto.