Rio – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou e registrou alta de 0,33% em outubro. No mês anterior, a inflação captada pelo índice havia ficado em 0,21%. A taxa de outubro está levemente acima das previsões do relatório de mercado elaborado pelo Banco Central, que projetavam inflação de 0,30% no mês passado. O IPCA serve de referência para a meta de inflação do governo, que é de 4,5% neste ano. De janeiro a outubro, a taxa acumula alta de 2,33%, bem abaixo dos 4,73% registrados no mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, a alta é de 3,26%, a menor desde março de 1999.

CARREGANDO :)

O IBGE manteve a previsão de que a inflação deve terminar 2006 bem abaixo de 4,5%, na casa dos 3%. O mercado tem a mesma aposta. Segundo a coordenadora do Índice de Preços do IBGE, Eulina dos Santos, embora os alimentos tenham puxado a aceleração dos preços no mês de outubro, com avanço de 0,88%, eles têm evoluído de forma negativa e acumulam deflação de 0,21% no ano.

A maior contribuição individual para a aceleração da inflação em outubro veio das carnes, com 0,08 ponto percentual do total da inflação. Durante o período de entressafra, as carnes subiram 4,51%. No ano, a alta das carnes é de 0,49%.

Publicidade