A Apple deve apresentar a versão mais recente do iPhone nesta terça-feira, em um evento que se tornou um ritual anual do Vale do Silício, observado de perto pela indústria de tecnologia e pelos amantes de gadgets. Mas há apenas uma pergunta no ar: quem o comprará?
Os clientes da Apple, muitos dos quais antes aguardavam ansiosamente do lado de fora das lojas da empresa para comprar seu telefone mais novo no dia em que estavam disponíveis, agora esperam em média três anos para comprar um novo.
A Apple vendeu mais iPhones 8, lançado há dois anos, no segundo trimestre de 2019 do que o iPhone XS de US $ 1.000, de acordo com a Strategy Analytics. Segundo a empresa de pesquisa Sensor Tower, mais de 75% dos iPhones em uso atualmente são modelos lançados há pelo menos dois anos.
O interesse pelos novos modelos é cada vez menor no Google, O iPhone 4 e 6, que estrearam em 2012 e 2014, respectivamente, inspiraram aproximadamente quatro vezes mais pesquisas que o iPhone XS, XR e XS Max lançados em conjunto em setembro de 2018, mostra a análise do The Washington Post sobre os dados de pesquisa do Google.
O problema não é só com a Apple. A indústria global de smartphones está desacelerando, pois o mercado já está saturado e os novos modelos oferecem apenas pequenas melhorias. As principais inovações, como telefones dobráveis ou novos dispositivos móveis, como óculos de realidade aumentada, ainda estão muito longe de se tornarem os principais aparelhos. (O adiado Galaxy Fold da Samsung deve ser lançado este mês, ao preço de quase US $ 2.000.)
Mas nenhuma grande empresa de tecnologia é definida pelo smartphone como a Apple, que estabeleceu o padrão da indústria quando lançou o primeiro iPhone em 2007. Representando 56% da receita total da Apple nos três primeiros trimestres deste ano financeiro, o iPhone tornou a Apple uma das empresas mais valiosas do mundo.
A Samsung, por outro lado, tem um negócio mais diversificado, vendendo de tudo, desde microprocessadores a aparelhos de televisão. E o Google, que produz o sistema operacional móvel mais popular, o Android, ainda ganha a maior parte de seu dinheiro com anúncios da sua rede de pesquisa.
Um ponto importante para a Apple é que seus clientes, apesar de não terem interesse em comprar os novos dispositivos da empresa, não estão migrando significativamente para o Android, o único grande concorrente do sistema operacional iOS da Apple. Em uma teleconferência com analistas em julho, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que a "base instalada" da empresa, ou o número de pessoas que usam dispositivos da Apple, atingiu um nível recorde, com mais de 1,4 bilhão de usuários em todo o mundo.
"A Apple, desde 2017, talvez tenha se esforçado mais em manter as margens de lucro do que entregar bons telefones aos consumidores", disse Linda Sui, analista da Strategy Analytics. Ela estima que a Apple venderá menos telefones este ano do que no ano passado.
Interesse menor
Existem vários motivos para o interesse cada vez menor dos clientes da Apple em seus telefones mais novos, dizem os analistas. Por um lado, a Apple demorou a adicionar novos recursos, como sensores de impressão digital embutidos na tela do telefone, oferecidos pela Samsung, ou câmeras avançadas que podem tirar fotos de alta qualidade com pouca luz e aumentar o zoom em objetos distantes.
A Apple também sofreu com a falta de novos "aplicativos matadores" que levam os clientes a atualizar seu hardware. Os usuários de smartphones passam mais tempo nos mesmos aplicativos antigos, como YouTube, Instagram e Netflix, nenhum dos quais requer um telefone particularmente avançado para operar.
Apesar do impulso da Apple no segmento de serviços, ela demorou a oferecer os tipos de aprimoramentos de inteligência artificial que o Google incorporou ao seu sistema operacional Android, como o Google Assistant. A maioria dos serviços do Google também está disponível no iPhone.
O novo telefone da Apple também não deve incluir o mais recente padrão sem fio, o 5G, que já está disponível em vários smartphones de última geração, como o Galaxy S10 5G e outros modelos da Huawei, LG e Motorola. A Apple demorou a desenvolver o 5G, em parte por causa de uma disputa sobre as taxas de licenciamento com a Qualcomm, que fabrica os modems 5G mais avançados, sobre as taxas de licenciamento.
Apple em posição confortável
O analista de hardware Patrick Moorhead, da Moor Insights & Strategy, acredita que a Apple confia no fato de que seus clientes não deixarão a marca, mesmo que demore a inovar. "Acho que a Apple está em uma posição confortável e não sente a necessidade de correr riscos", disse ele.
Moorhead observou que na Europa, onde os serviços da Apple, como o iMessage e o aplicativo Photos, são menos populares, apenas 20% da população usa iPhones. Nos Estados Unidos, onde os consumidores se sentem mais ligados aos serviços da Apple, esse número está mais próximo de 50%.
Ele estima que, se os consumidores estivessem menos presos à Apple por seus aplicativos proprietários, a participação de mercado da Apple nos EUA cairia para algo em torno de 30%.
A um custo de cerca de US$ 1.000 para o modelo mais recente, os iPhones tornaram-se tão caros que podem ser um fardo financeiro para os clientes.
Sucesso depende de tecnologias disruptivas
Mas Moorhead disse que nem tudo é ruim para a Apple. Seu sucesso dependerá de ser disruptiva em novas categorias, como óculos de realidade aumentada, nos quais há rumores de que a Apple está trabalhando há muito tempo. Este dispositivo basicamente transformava os óculos de uma pessoa em uma tela de computador transparente, sobrepondo coisas como instruções passo a passo no mundo real ou mostrando um fluxo constante de postagens de mídia social ao longo do dia.
O Apple CarPlay é outra oportunidade, disse ele. À medida que a direção se torna mais automatizada, permitindo que as pessoas sintonizem a estrada, por exemplo, o carro pode se tornar uma segunda sala de estar, e a Apple pode se tornar o sistema operacional de entretenimento dos automóveis.
Concentração
Outro desafio para a Apple na atualização de seus telefones é seu tamanho. Enquanto a Apple está atrás da Samsung e Huawei nas vendas totais de telefones, a Apple vende menos modelos e concentra-se apenas no topo do mercado. A Samsung e a Huawei não precisam fabricar tantos de seus principais telefones, dando-lhes mais flexibilidade na rapidez com que adotam novos recursos.
Por exemplo, a mais recente linha de telefones da Apple, o XR, XS e XS Max, vendeu 26 milhões de telefones no segundo trimestre de 2019. Em comparação, o S10 e o S10 Plus da Samsung venderam apenas 7 milhões de unidades no mesmo período, de acordo com a Strategy Analytics.
Mas a Apple também expandiu sua linha de produtos, juntamente com novas convenções de nomenclatura que partem de números seqüenciais - e espera-se que a Apple mude da marca X mais recente com os modelos deste ano.
As pesquisas do Google por números específicos de modelos do iPhone caíram mais acentuadamente do que as pesquisas gerais do iPhone, sugerindo que os consumidores ainda estão interessados nos iPhones, mesmo que não se lembrem de qual modelo foi apresentado no palco.
Nem todos estão satisfeitos com o iPhone
Isto não significa que os clientes estejam necessariamente felizes em permanecer com a Apple. Algumas pessoas dizem que estão presas no ecossistema da Apple. Jeremy Kirkland, , apresentador do podcast "Blamo!", Diz que já comprou todos os novos iPhone no dia em que foi lançado. Mas um ano atrás, enquanto assistia ao webcast ao vivo da Apple sobre seu novo anúncio por telefone para a linha X atualizada, ele observou que eles ofereciam apenas novos recursos incrementais. "Não havia nada", disse ele.
Kirkland esperou que o Google disponibilizasse seu telefone Pixel 3 ainda naquele ano e o substituiu, em lugar de seu iPhone X. Encantou-lhe a forma como se viam as fotos de seu a filha de dois anos com a câmera mais avançada do Pixel e gostou dos recursos de software do Google, como o "assistente" que pode prever para onde você está indo e lembrá-lo de sair a tempo. "O Pixel é fogo, cara. Tudo sobre esse telefone foi ótimo."
Mas logo caiu na real. Primeiro, Kirkland percebeu que seus Apple AirPods não funcionavam tão bem com o Pixel. Depois vieram as reclamações dos membros de sua família, que usavam iPhones. Eles não podiam usar o FaceTime, o recurso interno de videochamada da Apple, para falar com a filha de Kirkland. As fotos não pareciam tão boas porque foram enviadas via SMS, em vez do serviço iMessage da Apple. E ele não pôde mais carregar as fotos no aplicativo da Apple, porque está disponível apenas no iPhone.
Kirkland tentou convencer os membros de sua família a mudar para o Android, sem sucesso. Então ele desistiu e vendeu seu Pixel, pagando quase US $ 1.500 pelo iPhone XS Max. "Claro, eles estão tirando o máximo de dinheiro de mim o tempo todo", diz ele. "Mas eu sou um consumidor mais feliz? Não."