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IPI e calendário derrubam as vendas do setor em 10%

As vendas de veículos caíram 10% em outubro, na comparação com setembro, um tombo provocado pelo menor número de dias úteis do mês e também pelo mau desempenho do mercado de importados, que sofreram com a alta do Imposto sobre Produtos Indus­trializados (IPI). De acordo com a Anfavea, foram vendidas no mês passado 281 mil unidades, contra 312 mil em setembro. Na comparação com outubro de 2010, a queda foi de 7,5%. Entre janeiro e outubro a indústria vendeu 2,9 milhões de unidades, 5,6% a mais que nos dez primeiros meses de 2010.

As vendas de veículos importados caíram 10,1% em outubro, para 71 mil unidades, ante 79 mil em setembro. Em setembro, o governo aumentou em 30 pontos porcentuais a alíquota do IPI para veículos importados fora do Mercosul, o que inicialmente provocou uma corrida às concessionárias e, logo em seguida, um tombo nas vendas. Por decisão da Justiça, a elevação do imposto foi suspensa e só entrará em vigor em meados de dezembro.

As vendas de veículos nacionais também diminuíram em outubro, mas a razão principal foi o menor número de dias úteis. Se considerados apenas os veículos produzidos no Brasil, as vendas recuaram 9,9%, para 210 mil unidades.

Produção

Em outubro, as montadoras instaladas no país produziram 266 mil carros, caminhões e ônibus, número 1,7% superior ao do mês anterior, mas 9,5% menor que o registrado em outubro de 2010. No acumulado do ano, a produção alcançou 2,87 milhões de unidades, com alta de 1,9% sobre o período janeiro-outubro do ano passado.

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