O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado na compra de carros novos sofre hoje um novo aumento. O tributo havia sido reduzido no fim de 2008, como medida de combate à crise, e voltou a ser elevado, gradualmente, a partir de outubro. No caso dos veículos com motor 1.0, a alíquota, que estava zerada até setembro e passou a 1,5% no mês passado, agora é de 3%.Apesar do aumento do imposto que por enquanto só não ocorre para veículos utilitários , concessionárias em Curitiba afirmam que os consumidores ainda encontrarão modelos à venda com o IPI de outubro, e alguns até com a alíquota de setembro.
O diretor de vendas Sérgio Zardo, da Ford Metropolitana, afirma que as lojas da rede têm unidades da linha EcoSport, Fiesta e Focus com o IPI de setembro. O restante de seu estoque, cerca de 200 automóveis, foi taxado com IPI de outubro. "A expectativa é que isso dure até a metade de novembro", diz Zardo.
Na Servopa, concessionária da Volkswagen, linhas como Gol e Fox serão vendidas com IPI de outubro até a primeira quinzena de novembro, garante o diretor Marco Antônio Rossi. Mas, segundo ele, já se esgotaram os modelos taxados nos níveis de setembro.
"Neste início de mês, pesquisando e negociando bem, os clientes vão encontrar, sim, modelos sem esse repasse de IPI de novembro, podendo encontrar alguns carros até sem IPI", afirma o diretor regional paranaense da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-PR), Luiz Antônio Sebben.
Na semana passada, a proximidade da elevação da taxa de IPI provocou uma corrida de consumidores às lojas de veículos, dizem diretores de revendedoras. "Isso aconteceu em setembro e vai acontecer até dezembro. Sempre vem bastante gente nos últimos dias do mês para garantir o IPI mais baixo", diz Rossi, da Servopa.
Apesar disso, Zardo, da Ford Metropolitana, sugere que o consumidor não deixe as compras para o fim do mês. "Aí os modelos que o cliente quer normalmente já se esgotaram." Rossi sugere aos indecisos que façam suas compras no máximo até dezembro. "Em janeiro de 2010, as velhas taxas de IPI estarão de volta."
CrescimentoGraças à desoneração tributária e, mais recentemente, à recuperação econômica, o setor automotivo se aproxima do fim do ano com a expectativa de superar as vendas de 2008. "Com a nossa economia reaquecida e as taxas de juros mais baixas, por mais que o IPI esteja voltando, esperamos crescer 3% em relação ao ano passado", diz Sebben, da Fenabrave-PR. "Só o último quadrimestre de 2009 terá um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2008, que foi o auge da crise econômica mundial."