A endividada gigante do alumínio UC Rusal assegurou apoio de um membro da família Rothschild, bem como de um dos homens mais ricos do sudeste da Ásia, como investidores em uma oferta pública inicial de ações (IPO) que bancos afirmam que poderá avaliar a companhia em até 25 bilhões de dólares.
Um fundo norte-americano de hedge que fez bilhões de dólares em lucro no ano passado também está entre os quatro principais investidores para o IPO em Hong Kong planejado para janeiro pela maior produtora de alumínio do mundo, afirmam duas fontes envolvidas na oferta.
O IPO de cerca de 2 bilhões de dólares é um passo importante para a companhia russa, que está tentando levantar dinheiro para pagar 14,9 bilhões de dólares em dívida e também para Hong Kong, um centro financeiro que está tentanto atrair mais companhias abertas de fora da Ásia.
Quatro dos 16 bancos que participam do IPO avaliaram a companhia como valendo entre 18,7 bilhões e 24,7 bilhões de dólares, acima da faixa de 17 bilhões a 22 bilhões de dólares, citada em 25 de dezembro por fontes próximas da operação.
A presença dos principais investidores, que compram ações antes da oferta pública e prometem mantê-las em carteira até uma data posterior, dá impulso para um IPO que foi adiado por preocupações regulatórias e tem sido considerado como fora do alcance de investidores de varejo.
Os principais investidores incluem a companhia de investimentos de Nathaniel Rothschild; Robert Kuok Hock Nien, o empresário sino-malaio considerado dono de fortuna de 10 bilhões de dólares; e Paulson & Co, o fundo de hedge de Nova York administrado pelo bilionário John Paulson.
As fontes também citaram o banco estatal russo VEB, que já se comprometeu a comprar quase um terço da fatia de 10 por cento que a UC Rusal oferecerá no IPO.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast