Os preços ao produtor medidos pelo IPP (Índice de Preços ao Produtor) tiveram uma queda de 0,38% em fevereiro, segundo divulgou nesta sexta-feira (30) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

CARREGANDO :)

Em janeiro, o índice havia registrado queda de 0,43%. O acumulado no ano já atingiu uma variação negativa de 0,81%.

No acumulado dos últimos 12 meses, os preços registraram um aumento de 0,76% em fevereiro, contra 1,75% em janeiro.

Publicidade

O IPP mede a evolução dos preços de produtos "na porta de fábrica", sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação.

Ele compõe outros indicadores, como o de preços no atacado, e pode apontar projeções de variação e comportamento de preços de outros indicadores como o do consumidor.

As quatro maiores variações foram observadas em produtos das seguintes atividades industriais: fumo (-2,90%), vestuário e acessórios (2,17%), impressão (1,99%) e outros equipamentos de transporte (-1,90%).

Os itens com maior influência na variação de fevereiro foram alimentos (- 0,24 p.p.), outros produtos químicos (- 0,11 p.p.), outros equipamentos de transporte (- 0,04 p.p.) e perfumaria, sabões e produtos de limpeza (0,03 p.p.). No acumulado do ano, os setores de maior influência foram: outros produtos químicos (- 0,33 p.p.), alimentos (- 0,25 p.p.), metalurgia (- 0,16 p.p.) e fabricação de máquinas e equipamentos (0,09 p.p.).

Veja também
  • PIB cresceu 0,7% em janeiro impulsionado pela indústria
  • Vendas no varejo crescem 2,6% em janeiro
Publicidade