Irlanda e Portugal solicitaram formalmente na segunda-feira (21) a opção de estender os prazos dos empréstimos que receberam do fundo de resgate temporário da zona do euro e de um fundo de resgate da União Europeia criado em 2010. A informação é do ministro das Finanças da Irlanda, Michael Noonan. Ele destacou que, se o pedido for aceito, seu país poderá economizar bilhões de euros com a redução dos custos dos empréstimos.

CARREGANDO :)

Noonan disse que não houve objeções na reunião de ontem do Eurogrupo, que reúne os 17 ministros das Finanças de países membros da zona do euro. O pedido de Irlanda e Portugal será analisado por um grupo de altos funcionários da UE, que devem dar uma resposta em março.

A Irlanda recebeu 17,7 bilhões de euros da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo de resgate temporário da zona do euro. Outros 22,5 bilhões de euros foram destinados ao país pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM, na sigla em inglês).

Publicidade

Já o resgate de Portugal é composto de 26 bilhões de euros do EFSF e mais 26 bilhões de euros do EFSM. As informações são da Dow Jones.