Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cofins

Isenção para motos pode ser mantida

O ministro do De­sen­­volvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse ontem que está negociando com o Mi­­nistério da Fazenda a prorrogação do benefício que isenta as motos da incidência de Cofins, cuja alíquota é de 3%. A indústria de moto pleiteia a renovação do incentivo, que foi encerrado no dia 30 de setembro.

Diferentemente dos automóveis, sobre as mo­­tos não incide a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício que voltou a ser cobrado de forma gradativa e que só voltará a alíquota tradicional em janeiro. "Esta­­mos trabalhando com o Ministério da Fazenda porque somos favoráveis a que se mantenha a desoneração do Cofins, que já voltou, para alavancar as vendas de motos, que ainda não estão em um nível ideal ou mesmo razoável", disse o ministro após visitar o salão de duas rodas, evento do setor, no pavilhão de exposições do Anhembi, na capital paulista. Miguel Jorge disse que tentaria prorrogar a isenção até o fim de dezembro.

Segundo a Abraciclo, associação que representa o setor, as vendas de motos em setembro aumentaram 2,3% em relação a agosto, para 147.240 unidades. O número representa uma redução de 21% ante o volume comercializado em setembro de 2008. A projeção do setor para o ano é de uma queda de 18% nas vendas de motos em relação a 2008, o que totalizará 1,670 milhão unidades.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.