Como todo celular rodando Symbian, o Nokia 3250 GSM (R$ 1,2 mil) conquista logo de cara pela interface simples e recursos ao alcance de qualquer um, inclusive dos leigos. Todas as funções estão dispostas na área de trabalho, batizadas com nomes intuitivos. Quer música? Vá em "Música"; a câmera aparece em "Mídia", mensagens em "Mensagens", agenda de telefones em "Contatos" e aplicativos de conectividade em "Conectividade". Parece bobagem, mas para quem não tem intimidade com aparelhos faz uma diferença e tanto.

CARREGANDO :)

Na parte de ergonomia, o aparelho peca um pouco ao complicar a vida do usuário na hora de conectar o fone (são dois fios, que se ligam um ao outro, e tivemos dificuldade de identificar os plugs). O local onde se acopla o microSD (de 512 MB) também é de difícil acesso (na base do aparelho, o acesso é feito quando se gira a parte inferior) e o manual não ajuda muito. O disparador da câmera também não é muito ergonômico, mas é possível se acostumar.

Desfeitas as confusões iniciais, o 3250 mostra-se um aparelho sem igual (quer dizer, o W810 da Sony-Ericsson chega bem perto). O som é de alta qualidade, os fones vedam completamente a entrada de som externo e a biblioteca de músicas permite pesquisas por artista, faixa ou álbum.

Publicidade

O player de música é uma atração à parte, sendo possível controlar a execução das canções usando o joystick do aparelho. No microSD é possível armazenar mais de 230 músicas em MP3. Para jogar os arquivos no aparelho, usa-se o Nokia PC Suite, software amigável que transforma funções diferentes em pastas de fácil organização. Selecionam-se as músicas e, para jogá-las no celular, basta clicar em uma opção de cópia.

No quesito design o 3250 parece meio pesadão (e é), mas tem uma inovação fantástica: a base do teclado é giratória, permitindo seu uso como MP3 player (com as teclas de retroceder, reproduzir, pausar, parar e avançar), celular convencional e câmera. Dá para controlar o MP3 player através de um dispositivo acoplado ao fone, que traz funções de parar, passar para a próxima música, retroceder e pausar. O celular também tem rádio FM, que usa o fone básico, com formato padrão 3,5 mm, ou seja, dá para ser usado em qualquer aparelho, inclusive o micro.

A câmera tem excelente resolução de 2 megapixels, com opções de zoom digital de até quatro vezes e efeitos de imagem. Assim que se gira a base do teclado visando à função câmera, o software capturador é ativado.

O Bluetooth permite a conexão com outros aparelhos e, para enviar alguma coisa (música ou imagem, por exemplo), basta selecioná-la e escolher "Enviar". No geral, o celular se sai bem em todos os testes, tanto como MP3 player quanto como câmera. Só não pudemos, infelizmente, testá-lo como celular — para downloads, etc — porque o aparelho de teste veio bloqueado. Mas quem foi que disse que celular hoje é para falar?