• Carregando...

Foz do Iguaçu – O total de energia produzida em 2006 pela Itaipu Binacional foi o segundo maior da história da hidrelétrica binacional. De janeiro a dezembro do ano passado, a produção acumulada foi de 92.689.936 megawatts-hora (MWh). O recorde é de 2000, quando foram gerados 93.427.598 MWh. O bom desempenho se deve em grande parte ao incremento na geração para garantir o auxílio às hidrelétricas da região Sul, atingidas pela estiagem entre abril e setembro.

Para estabelecer um novo recorde, seriam necessários mais 737.662 MWh – o equivalente a três dias de produção. No entanto, a empresa destaca que, considerando que o ano de 2000 foi bissexto – com um dia a mais que 2006 –, pode-se afirmar que o desempenho da produção média no ano passado foi ainda mais próximo do recorde: apenas dois dias de produção.

Volume

O total produzido pela Itaipu no ano passado seria suficiente para suprir cerca de 81 dias o consumo de energia elétrica de todo o Brasil. A usina atendeu, em 2006, 20% de todo o consumo de eletricidade brasileiro e 95% da demanda paraguaia.

Operando com 18 turbinas, a Itaipu tem capacidade instalada de 12.600 MW (megawatts). A energia produzida por apenas uma delas é suficiente para abastecer uma cidade com até 1,5 milhão de habitantes, como a capital paranaense. Três unidades seriam praticamente suficientes para atender todo o Paraná.

Durante a estiagem que atingiu o Rio Iguaçu no último inverno a Itaipu repassou parte da produção para atender a demanda dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atendendo a um pedido do Operador Nacional do Sistema (ONS). Neste período, a unidade 19 foi integrada ao complexo. Quando for concluída, a usina vai operar com 20 turbinas e totalizar 14 mil MW de potência instalada.

A energia produzida pela usina é divida em partes iguais entre os dois sócios, Brasil e Paraguai. Porém o país vizinho consome apenas 5% do total. O restante é vendido ao sistema elétrico brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]