O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, leva um pacote de 30 bilhões de euros em austeridade fiscal para o Parlamento nesta segunda-feira, tentando conter uma crise de dívida que ameaça a zona do euro.

CARREGANDO :)

O governo aprovou uma mistura de aumento de impostos, reformas previdenciárias e incentivos para estimular o crescimento em uma reunião de três horas no domingo, inaugurando uma das semanas mais cruciais na Europa desde a introdução do euro, há mais de dez anos.

O pacote, chamado por Monti de decreto "Salve a Itália", pretende levantar mais de 10 bilhões de euros com um novo imposto sobre propriedade, impor uma nova taxação sobre artigos de luxo, como iates, elevar o imposto sobre valor agregado, combater a evasão tributária e implantar medidas para aumentar a idade de aposentadoria.

Publicidade

A ação italiana veio antes de uma reunião de líderes europeus em Bruxelas, que acontece na quinta e na sexta-feira e que tem o objetivo de acertar um plano mais amplo de resgate para a zona do euro.

Compactadas em um único decreto emergencial, as medidas entram em vigor imediatamente, antes da aprovação formal pelo Parlamento, mas Monti terá de conseguir o apoio dos legisladores dentro de 60 dias para que sua lei siga valendo.

O premiê, nomeado como líder de um governo tecnocrata para substituir Silvio Berlusconi no mês passado, estava sob pressão para apresentar medidas concretas, que tranquilizassem temores sobre o enorme montante de dívida da Itália.

O pacote de austeridade é dividido em 20 bilhões de euros em aperto orçamentário e em 10 bilhões euros adicionais, que serão injetados na economia na forma de medidas para ajudar empresas e estimular o crescimento.

O comissário europeu para Assuntos Monetários, Olli Rehn, deu boas-vindas às medidas "oportunas e ambiciosas" e disse que a Comissão Europeia fará uma avaliação detalhada quando receber os detalhes completos do pacote.

Publicidade

A diferença dos rendimentos entre os bônus alemães e italianos de 10 anos caiu em 30 pontos-básicos, e a bolsa de valores da Milão tinha forte alta.