Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as cinco marcas mais valiosas do país, segundo levantamento feito pela consultoria britânica Interbrand, divulgado no início deste mês. Ao todo, o ranking conta com 25 marcas conhecidas dos brasileiros entre bancos, cervejas, varejo, cosméticos, combustíveis e de outros segmentos.
As marcas que mais ganharam valor ao longo de 2016 foram a Renner (13ª) e as Havaianas (17ª), com alta de 17% em comparação ao ano passado. A varejista gaúcha alcançou R$ 1,1 bilhão, enquanto as Havaianas chegaram a R$ 607 milhões. Atrás delas, aparecem Ipiranga (16%), Bradesco (15%), Lojas Americanas (14%), Cielo (12%) e Bohemia (10%).
Duas novas marcas integram a lista deste ano: CVC e Magazine Luiza, na 22ª e 24ª posição respectivamente. No 8º lugar, a Petrobras foi a marca que mais perdeu valor de um ano para o outro, com queda de 17%.
Para integrar o ranking, é necessário ser uma marca de origem brasileira com informações financeiras públicas, ter uma projeção positiva de lucro econômico e publicar os resultados individuais. Ao todo, a Interbrand analisou os números de 124 marcas para elaborar a lista com as 25 melhores. Confira como ficou:
- Itaú - R$ 26,6 bilhões (8%)
- Bradesco - R$ 18,7 bilhões (15%)
- Skol - R$ 14,8 bilhões (9%)
- Brahma - R$ 10,7 bilhões (4%)
- Banco do Brasil - R$ 9,9 bilhões (2%)
- Natura - R$ 6,9 bilhões (1%)
- Antartica - R$ 3,9 bilhões (3%)
- Petrobras - R$ 3,4 bilhões (-17%)
- Vivo - R$ 2,4 bilhões (-8%)
- Cielo - R$ 1,8 bilhão (12%)
- BTG Pactual - R$ 1,3 bilhão (-27%)
- Lojas Americanas - R$ 1,1 bilhão (12%)
- Renner - R$ 1,1 bilhão (17%)
- Ipiranga - R$ 1 bilhão (16%)
- Casas Bahia - R$ 678 milhões (-16%)
- Porto Seguro - R$ 629 milhões (2%)
- Havaianas - R$ 607 milhões (17%)
- Extra Hipermercados - R$ 545 milhões (-7%)
- Hering - R$ 532 milhões (-9%)
- Totvs - R$ 495 milhões (-1%)
- Boehmia - R$ 471 milhões (10%)
- CVC - R$ 410 milhões (novo)
- Rede - R$ 391 milhões (-9%)
- Magazine Luiza - R$ 382 milhões (novo)
- Localiza - R$ 376 milhões (7%)