O deputado federal André Janones (Avante-MG) zombou do atentado ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em seu perfil na rede X, o parlamentar comparou o ato à facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, sugerindo que as duas ações teriam sido fabricadas para favorecê-los.
“Agora sabemos o que o miliciano foi fazer nos EUA assim que deixou a presidência. É a “Fakeada” fazendo escola”, escreveu. Logo em seguida, acrescentou: “Pelos menos dessa vez lembraram de providenciar o ‘sangue’.”
Trump foi alvo de um atentado neste sábado, durante um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia. O atirador foi morto.
Janones é autor de fake news e foi acusado de "rachadinha" em seu gabinete, após a eleição. Ganhou popularidade pelo método que empregou durante o período eleitoral em suas redes sociais contra a campanha de Jair Bolsonaro (PL).
No ano passado, chegou a assumir enfaticamente o uso de fake news contra a campanha de Bolsonaro.
No X ele publicou: “ATENÇÃO URGENTE: Partido de Bolsonaro estaria por trás do pedido pra suspender a lei que aprovamos no congresso, garantindo o piso salarial da enfermagem. Se for confirmado é grave, muito grave!”. Em seguida, postou uma imagem com a inscrição: “Bolsonaro declara guerra contra a enfermagem”, com a legenda “Missão do dia: viralizem isso”.
Posteriormente, o próprio Janones confessou que a mensagem era falsa; a publicação, entretanto, já havia sido compartilhada mais de 5 mil vezes somente no Twitter antes de ser excluída por determinação da Justiça Eleitoral.
A ação foi alvo de críticas até mesmo de parte dos apoiadores do candidato petista. Ao ser questionado por um influenciador sobre o uso da desinformação como método, rebateu: “Então continua combatendo o fascismo com flores”, emendando na postagem seguinte: “É pela democracia”.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião