O comitê de política monetária do Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) decidiu hoje manter sua política monetária frouxa, mas elevou sua avaliação sobre a economia em geral pela primeira vez em nove meses. Em votação unânime, ao fim da reunião de dois dias, o comitê decidiu manter a taxa básica de juros na faixa de zero a 0,1% ao ano.
"A economia do Japão está emergindo gradualmente da atual fase de desaceleração", disse o banco central, em comunicado divulgado juntamente com a decisão sobre a taxa de juros. Esta é a primeira melhora da avaliação econômica desde maio. "As exportações e a produção estão mostrando sinais de retomada da tendência de alta."
O presidente do BOJ, Masaaki Shirakawa, disse na semana passada que a melhora da economia "parece ter parado desde o inverno (no hemisfério norte) de 2010, mas dados recentes sugerem que a economia do Japão aparentemente está prestes a emergir desta pausa". Os indicadores têm mostrado melhoras nas exportações e na produção industrial. As informações são da Dow Jones.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast