A japonesa Kirin assinou no final da tarde desta quinta-feira (3) o contrato de compra da participação acionária de 49,55% que os irmãos Gilberto, José Agusto e Daniela detinham da Schincariol. O valor da transação supera os R$ 2 bilhões.
Como já havia comprado no final de agosto o controle da empresa (50,45% das ações) que pertencia aos irmãos Adriano e Alexandre Schincariol, os japoneses agora passam a ter a totalidade do capital da cervejaria sefdiada em Itu, no interior paulista. Ao todo, a Kirin pagará mais de R$ 5 bilhões pela terceira maior cervajaria brasileira.
Há um mês a Schincariol perdeu a vice-liderança do mercado nacional de cervejas para a Petrópolis, depois de seis anos no posto de segunda maior empresa do setor.
Essa perda de performance teria pesado na decisão dos três irmãos, que contestavam na Justiça da decisão de seus primos Adraino e Alexandre de vender o controle da empresa. Gilberto, José Augusto e Daniela chegaram a conseguir na Justiça uma liminar que supendia a venda, que foi cassada a duas semanas pela Câmara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O anúncio oficial da transação só deve ser feito depois das 22h desta quinta-feira, depois da abertura da Bolsa de Tóquio, onde a Kirin tem suas ações listadas.