O presidente da JBS, Wesley Batista, disse nesta terça-feira (25) que o processo de compra do frigorífico Independência deve estar concluído até o final deste ano. Segundo ele, a companhia já entrou em acordo com credores e detentores de títulos de dívida (bonds) do frigorífico. "Estamos em fase de formalização", afirmou.
A compra dos ativos do Independência, que está em processo de recuperação judicial, permitirá à JBS ampliar suas operações de bovinos em áreas com grande oferta de bovinos para o abate. A proposta para a aquisição, apresentada em abril pela JBS, é de R$ 268 milhões.
A JBS deve ficar com quatro unidades frigoríficas nos Estados do Mato Grosso do Sul e de Rondônia; dois curtumes em Rondônia; dois centros de distribuição e armazéns em São Paulo; e todas as marcas pertencentes ao Grupo Independência.
Já no segmento de frangos, onde a JBS estreou no Brasil com a aquisição da Frangosul em maio, Batista disse que, no momento, a empresa não avalia aquisições, apesar de o momento ser favorável para compras.
A disparada dos preços dos grãos, principal matéria prima para a produção de carne de frango, deixou muitas empresas regionais, de médio porte, em dificuldades no setor. "Sem dúvida, é uma oportunidade para expandir as operações de frango no Brasil. Porém, neste momento estamos mais focados em em colocar o negócio da Frangosul para rodar, eficiente como queremos. Depois, mais para frente, pode ser oportunidade", disse.
Nos EUA, a JBS é líder em produção de carne de frango.