O grupo brasileiro JBS é a segunda empresa mais globalizada da América Latina, com índice de 78,18, segundo ranking da revista AméricaEconomia. A companhia fica atrás apenas da chilena Brighstar, com 78,23. Em 2010, no entanto, a brasileira ocupava o primeiro lugar.

CARREGANDO :)

Entre as dez primeiras empresas do ranking, estão outras duas brasileiras: a mineradora Vale, em 9º lugar, e a construtora Norberto Odebrecht, em 10º.

De acordo com a pesquisa, as empresas brasileiras se voltaram ao mercado interno, o que reduziu o ritmo de internacionalização. Com isso, as empresas brasileiras perderam posições: a Vale recuou duas posições em relação ao ranking de 2010, enquanto a Embraer caiu da 18ª para a 30ª posição; e a Weg, da 24ª para a 34ª.

Publicidade

O ranking considera a quantidade de países e diferentes regiões do mundo nos quais a empresa tem operações. A metodologia mede ainda a globalização dos ativos, dos investimentos e dos recursos humanos das empresas, levando em consideração a porcentagem total destes que está fora de seu país de origem.