A JBS, maior produtora de carne bovina do mundo, informou neste sábado que teve lucro de 3,7 milhões de reais no segundo trimestre de 2010. O resultado ficou abaixo da estimativa média de analistas ouvidos pela Reuters, que previram lucro de 180 milhões de reais para o período.
"A demanda por capital de giro, bem como o impacto da volatilidade cambial durante o trimestre, foram as principais causas desse recuo do nosso lucro", disse a empresa.
No mesmo período do ano passado, quando a JBS ainda não contava com as operações de Bertin e Pilgrim's Pride, adquiridas somente no final de 2009, a empresa teve lucro de 125,9 milhões de reais, informou a companhia, em relatório.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no período ficou em 1 bilhão reais, uma alta de 163,3 por cento em relação ao obtido em igual trimestre de 20090. A margem Ebitda subiu de 4,1 para 7,1 por cento.
Na comparação anual, a receita operacional líquida da JBS cresceu 52,5 por cento, para 14,1 bilhões de reais.
Segundo a empresa, o aumento refletiu o aumento geral nos preços de venda, condições de mercado favoráveis e crescimento na base de clientes.
"Esperamos que os volumes e os preços continuem fortes no segundo semestre, especialmente a partir dos EUA, à medida que o comércio internacional tende a se normalizar", disse o presidente-executivo da JBS, Joesley Mendonça Batista, em relatório.
No documento, a companhia informou também que não incorporou os números da Inalca nesse trimestre, devido a discordâncias com o sócio no negócio, a Cremonini.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast