O empresário Jeff Bezos acabou de mostrar o quão valiosos podem ser os jornais de prestígio nos Estados Unidos. O multimilionário fundador da varejista online Amazon.com pode ter pago mais de quatro vezes o preço que os resultados financeiros do Washington Post sugerem que a empresa vale.
No negócio anunciado na segunda-feira, Bezos concordou em comprar o Post e um punhado de outros ativos de jornal do Washington Post Co por US$ 250 milhões. Levando em conta a avaliação feita em negociações de outros jornais e companhias de mídia de capital aberto, o valor do Washington Post teria ficado perto de US$ 60 milhões.
Um prêmio tão grande, pago essencialmente por ativos intangíveis como a marca da publicação, pode significar que os futuros vendedores de jornais irão aumentar suas expectativas de preço. Outros jornais importantes que estão na mira de potenciais compradores incluem o Los Angeles Times e o Chicago Tribune.
O acordo pode ser uma boa notícia em meio às dificuldades da indústria de jornais, que enfrenta queda nas receitas de publicidade e no número de assinantes, com cada vez mais pessoas acessando notícias na internet e em dispositivos móveis.